quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Benção sacerdotal Festa dos Tabernaculos


Significado profético da Festa dos Tabernáculos

 (Lv 23.33-36a,39-43; Jo 7.2,37)

A Festa dos Tabernáculos é uma Festa Profética. Devemos observar os detalhes de como o Senhor guardou o seu povo durante os 40 anos na travessia do deserto quando não dispunham de muitos recursos. A sua mensagem nos fala da nossa herança, isto é, “da medida da plenitude da estatura do Messias”, a que a Bíblia, a Palavra de Deus nos promete que chegaremos em breve (Efésios 4:11-16). Fala não apenas do milagre da provisão de Deus no meio do deserto quando o povo habitava em tendas (cabanas), mas de uma provisão superabundante na terra que é nossa herança, onde teremos não apenas as “primícias”, “o penhor da nossa herança” (Romanos 8:23; E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. – Efésios 1:13,14), que é Espírito o Santo, mas teremos a plenitude da herança, a posse de tudo o que o Senhor tem reservado para os seus filhos. A Festa dos Tabernáculos fala da glória de Deus a ser manifestada nesta “ultima casa” (Ageu 2:9 A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos). O encontro da Igreja (noiva) com o Jesus Cristo (o noivo) é o que desejamos e a Festa dos Tabernáculos nos faz lembrar que ELE nos resgatou das trevas para a sua maravilhosa luz (I Pedro 2:9-10 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.) O Nosso Senhor Jesus está preparando a Igreja para este grande encontro e para sempre estaremos habitando com Ele (Apocalipse 19:7-9). Neste ano realizamos a Festa dos Tabernáculos com o tema: “ A espera do o Noivo”, foi algo maravilhoso lembramos que não estamos só nesta caminhada, Ele nos escolheu para “Tabernacular”. Apocalipse 21:3 “Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles”. Isto é maravilhoso. Ele nos espera para morarmos na Manção Celestial.

Benção sacerdotal

O Senhor te abençoe e te guarde - yevarechecha Adonai veyishmerecha

O Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti – ya’er Adonai panav eleicha vichunecha

O Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz - yissa Adonai panav eleicha veyasem lecha shalom. (Números 6:23-27)
  
A festa dos tabernáculos foi instituída por Deus para celebrar os anos vividos pelo povo de Israel no deserto, quando habitaram em cabanas. O relato disto está em Levíticos 23:34-43:
"Aos quinze dias deste sétimo mês será a festa dos Tabernáculos ao Senhor, por sete dias. No primeiro dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis. Durante sete dias oferecereis ofertas queimadas ao Senhor, e no dia oitavo tereis santa convocação, e apresentareis ofertas queimadas ao Senhor. É dia solene; nenhum trabalho servil fareis... No primeiro dia tomareis para vós frutos de árvores formosas, folhas de palmeiras, e ramos de árvores cheias de folhas , e durante sete dias vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus. Celebrareis esta festa ao Senhor durante sete dias a cada ano. É estatuto perpétuo pelas vossas gerações...Sete dias habitareis em tendas ...para que saibam as vossas gerações que eu fiz habitar os filhos de Israel em tendas, quando os tirei da terra do Egito. Eu o Senhor vosso Deus."

Contudo, a festa dos tabernáculos também diz respeito aos cristãos, pois celebra, também, a habitação de Deus com o seu povo. Podemos dizer que a habitação de Deus com o seu povo se dá em três etapas:

I- NO VELHO TESTAMENTO, QUANDO HABITAVA NO TABERNÁCULO
Ex 25:8 diz: Exo 25:8 E me farão um santuário, para que eu habite no meio deles.


1- Ele era adorado por seu povo.
2- Ele dava direções ao povo, quando falava por Moisés.
3- Quando a tenda andava, a nuvem andava também.
4- O Sacerdote fazia sacrifícios pelo perdão dos pecados.

Ou seja, Deus habitou no meio do seu povo no deserto.

Houve uma segunda etapa da habitação de Deus com o seu povo:

II- NA VINDA DE JESUS PARA A TERRA

1- Quando o apóstolo João nos descreve na passagem 1:14 de seu evangelho, a primeira vinda de Jesus, "O Verbo se fez carne e habitou entre nós ...", vemos pela palavra usada, "habitou", que a imagem que ele percebeu foi a de Tabernáculos, com Deus habitando no meio de Seu povo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário