sexta-feira, 10 de maio de 2013

Lavando os pés de meu irmão...............


Hoje vamos falar sobre o texto que Jesus lava os pés dos seus discípulos.
Ele quer ensinar mais que uma lição de servir uns aos outros.

Leia Êxodo: 3:5 – Qual é a ordem que Deus dá para Moisés? Pede que ele tire as sandálias por que o lugar que ele está pisando é santo.
Qual a lição? A sujeira que trazemos do mundo não deve pisar no lugar santo. Não podemos trazer aquilo que está grudado em nosso pé, àquilo que vem junto com a gente sem a gente perceber para dentro da Igreja, da Célula, do discipulado.
O que seria essa SUJEIRA que trazemos grudado em nós? As imoralidades, a mentira, palavras torpes, crítica destrutiva, fofoca, ciúmes, invejas, maus hábitos: Músicas, ambientes, bebidas, e festas mundanas – não podemos trazer isso para o lugar santo. Não podemos fazer propagando do mundo, influenciar pessoas que estão em Deus, para experimentar o mundo.

Guarde isso: A Sujeira que trazemos do mundo, tem ficar fora do lugar santo.
Por isso o discipulado é um Grande desafio. É mais que dar estudos bíblicos, mas sim guardar a pessoa da contaminação do mundo.

COMO ISSO ACONTECE? Acontece sem percebermos. A sujeira gruda em nós e não percebemos, geralmente vem acompanha com a seguinte fala:
ISSO NÃO TEM NADA A VER; ISSO É NORMAL; NEM TUDO É PECADO.
Como identificar que o pé está sujo? Comparando com a Palavra de Deus. A Palavra é sempre nossa peneira para saber se estamos trazendo sujeira.
 Leia Filipenses 4:8 – Pergunte: O que deve ocupar nosso pensamento e nossas ações? Tudo que é: VERDADEIRO, HONESTO, JUSTO, AMÁVEL, SANTO, PURO, BOA FAMA, QUE TENHA VIRTUDE, QUE É LOUVÁVEL.

OS PÉS SÃO INTRUMENTOS PARA LEVAR O EVANGELHO
LEIA EFÉSIOS 6:15 – ONDE NOSSOS PÉS DEVEM ESTAR CALÇADOS?
Na preparação do Evangelho da Paz – Não é no evangelho da briga, da contenda, da disputa. O evangelho é levar uma boa notícia. Quando você está discipulando,

está reunido com irmãos que notícia você leva? Muitos se reúnem às vezes para criticar, falar dos defeitos dos outros, apontar falhas, etc.

Leia João 13: 4 a 15

Por que Jesus quer lavar os pés de seus discípulos?
Qual lição Jesus quis nos ensinar?
Ele quer tirar toda sujeira que grudou em nosso pé – DISCIPULOS NÃO PODEM TRAZER NENHUMA SUJEIRA DO MUNDO, NENHUMA FERIDA, NENHUM COSTUME. DISCIPULOS TEM QUE SER LIMPOS E PARECIDOS COM CRISTO. JESUS TINHA O EVANGELHO DA PAZ EM SEUS PÉS.
TIRAR A SUJEIRA É DISCIPULAR

CUIDADO: PERIGO – VAMOS APRENDER QUAL ATITUDE NÃO DEVEMOS TER.
NÃO PODEMOS ESCOLHER QUEM VAI LIMPAR A SUJEIRA DOS NOSSOS PÉS.
Leia João 13:6 – Qual foi a pergunta de Pedro? O Senhor vai lavar meus pés?
Pedro não gostou da idéia que Jesus lavaria seus pés. Pedro não concordou com a Atitude de Jesus. Como você reage quando não concorda com algo ou com seus líderes?
Leia v 8 – O que Pedro disse para Jesus? Você NUNCA me lavarás os pés.
Existem pessoas que dizem: “Eu nunca vou me submeter ao pastor, ao líder. Sou dono da minha vida, etc. “Não aceito ninguém se metendo em minha vida, me dando ordens, dizendo o que está errado”. Pedro era assim.
Leia v. 8 – Qual foi a Resposta de Jesus? Se eu não posso ministrar em sua vida, você não é meu discípulo. Você não faz parte desse projeto. Não posso contar com você, pois você é inacessível.

Leia v- 14 e 15 – Qual foi a ORDEM que Jesus deixou para seus discípulos?
Que eles deviam LAVAR OS PÉS UNS DOS OUTROS – A quem foi dada a permissão para ministrar, para tirar a sujeira de nosso irmão? A Todos os discípulos.
Guarde isso: Discipulado é para limpar a sujeira de nossos pés. Tem coisas que fazemos, atitudes, comportamentos que temos, vestimentas que usamos que estão com sujeira. A tarefa do discipulador é pegar uma bacia e lavar os pés de seus discípulos. Lembra de Êxodo 3:5 O que Deus pediu – Não podemos trazer sujeira para o lugar santo.
Conclusão: Se você é um discípulo de Cristo sabia que Jesus deixou uma grande tarefa para você: Lavar os pés de seu discípulo e deixar seu discipulador lavar seus pés também. Que Deus o abençoe.

Porque muitas pessoas tiram os calçados quando chegam da rua antes de entrarem em casa? Você tem esse costume?
É uma maneira de não trazer sujeira para dentro de casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário